sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ARROZ TIPO 2 - TIPO 1 e PREMIUM

Preste mais atenção no seu prato!
Todos os dias, o arroz está presente em mais de 90% dos pratos preparados. O tipo de arroz mais consumido em São Paulo é o agulhinha e este mesmo tipo é subdividido em 3 classes: o arroz tipo 2, o tipo 1 e o tipo 1 Premium.
 O arroz que vem da plantação para a indústria tem diferentes características que dependem principalmente de sua variedade, região produtora e clima. Estas diferenciações influenciam no produto beneficiado, por isto foi criada uma legislação específica para a sua classificação. Esta diferencia o produto de acôrdo com alguns critérios, que são avaliados em conjunto ou separadamente e os mais importantes são: quantidade de grãos quebrados, defeitos graves (impurezas, mofados, ardidos, pretos e no caso do parboilizado, os não gelatinizados), defeitos gerais agregados ( manchados, picados, amarelos, rajados e gessados) e teor máximo de quirera.  

É obvio, que depois que o arroz está pronto, fica mais difícil de enxergar essas diferenças, mas mesmo assim você pode perceber muitos grãos quebrados, alguns grãos escuros, uma cor mais amarelada, entre outras características que saem do padrão branco, e longo.
Não podemos citar marcas e nem reclassificar os subgrupos, por que não temos competência técnica para isso, mas posso garantir que se o seu restaurante predileto não se preocupa com o arroz que te oferece, os outros ingredientes de maior custo podem ser de procedência duvidosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário